Busca de Produtos:
Catalogo Eletrônico de Produtos - Download
07/01/2010 - Lixo vira energia em Camaçari/BA

(Portal Fala Cidadão)

Actuale, em parceria com a Doutores do Meio Ambiente (DDMA), vai desenvolver estudos técnicos para a implementação de uma Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos, com geração de energia, através de uma PPP, na cidade baiana

A Actuale fechou no final do ano passado um contrato com a LIMPEC – Limpeza Pública de Camaçari, para o desenvolvimento de estudos técnicos visando a implantação de uma Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos, com geração de energia, através de uma PPP (Parceria Público Privada), no município baiano.

A usina deverá atender, também, o pólo de Camaçari, além das cidades de Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus e Mata de São João, além de mais 150 empresas instaladas na região. O projeto tem como principal objetivo reduzir o impacto do lixo no meio Ambiente e contempla a gestão dos resíduos com Reciclagem dos materiais.

“Cada vez mais os municípios brasileiros têm percebido a importância de uma destinação adequada para o lixo produzido. Entre essas opções, a Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos é, certamente, a mais inteligente, já que, além de prevenir o meio Ambiente da poluição, ainda gera energia limpa”, afirma Igor Furniel, diretor executivo da Actuale.

Este já é o quarto contrato assinado pela Actuale, em parceria com a DDMA, para a implantação deste tipo de usina no Brasil, sendo o primeiro fora do estado de São Paulo. Além destes, a empresa tem sido consultada por muitos outros municípios interessados no desenvolvimento da usina.

No mundo, hoje, são tratadas anualmente cerca de 130 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos através de tratamento térmico, gerando vapor e/ou eletricidade em mais de 700 instalações de Reciclagem energética em diversos países. Além da recuperação energética, nessas unidades é promovida a reutilização de metais.

Desde 1995, a capacidade mundial para a Reciclagem energética aumentou mais de 20 milhões de toneladas, incluindo países com legislações ambientais restritivas, como Dinamarca, França, Alemanha, Holanda e Suécia.

Vale ressaltar que na Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo, instituída pela Lei Estadual n°. 12.300/2006, a minimização dos resíduos por meio de incentivos às práticas ambientalmente adequadas de reutilização, Reciclagem , redução e recuperação é um dos princípios que norteiam a referida Lei. E, o projeto de lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos considera como rejeitos “resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos acessíveis e disponíveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada”.


Reciclagem Energética do Lixo

1 kg de lixo gera energia para:

• Secador de cabelos por 24 minutos
• Máquina de lavar por 20 minutos
• Geladeira por 2 horas e 52 minutos
• TV por 5 horas e 45 minutos
• Forno elétrico por cerca de 22 minutos
• Ferro elétrico por 43 minutos
• Computador por 5 horas.




Solumam - Soluções para o Meio Ambiente © 2008 - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserved
Rua Padre Anchieta, 2128 - Loja 06 - Térreo - CEP: 80.730-000
Bigorrilho - Curitiba - Paraná - Fone: (41) 3335-0381 | Fax: (41) 3336-4664